Como acessar



I – Titular da Serventia

As informações cadastrais de titulares das Serventias Extrajudiciais com atribuição de registro civil de pessoas naturais (cartórios) são obtidas a partir do sistema Justiça Aberta, que é gerido pelo Conselho Nacional de Justiça — CNJ. É imprescindível, para a concessão e manutenção do acesso, que essas informações estejam sempre atualizadas.

Orientações sobre a atualização do endereço de correio eletrônico (e-mail) do titular no sistema Justiça Aberta, podem ser consultadas aqui.

As informações do sistema Justiça Aberta para o Sirc são sincronizadas diariamente.

Para cadastrar sua senha, o titular da Serventia deverá acessar o endereço eletrônico https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/ e clicar no linkEsqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email particular”.

Em seguida, deverá preencher os campos “Email Corporativo” e “Email Particular” (informar em ambos o endereço de e-mail cadastrado pelo Titular no Justiça Aberta) e clicar em “Confirmar Envio de Token”. Será enviado um e-mail automático para esse endereço com as orientações para a definição da senha.

Caso prefira, o acesso do titular poderá ser realizado através de certificado digital, padrão A3. Nesse caso, a senha será a do certificado.

As etapas para o acesso do titular da Serventia ao Sirc é representada pelo seguinte fluxo:

Para obter suporte ao Sirc, escolha a Superintendência Regional do INSS da região onde se localiza a Serventia, e localize a Gerência Executiva (GEX) de abrangência:


II – Substituto da Serventia

As informações cadastrais de substitutos das Serventias são obtidas a partir do sistema Justiça Aberta, que é gerido pelo CNJ. Por isso, é muito importante manter essas informações atualizadas.

As informações do Justiça Aberta são sincronizadas diariamente no Sirc.

O e-mail do substituto deverá ser atualizado pelo titular da Serventia, através de solicitação ao suporte da Dataprev, para viabilizar a ativação e o envio da senha de acesso.

Caso prefira, o acesso do substituto poderá ser realizado por certificado digital (padrão A3). Ao utilizar o certificado digital para acessar o sistema, a senha será a do certificado.


III – Funcionários da Serventia

O titular ou o substituto podem cadastrar os funcionários do Cartório para uso do Sirc através do sistema de Gerenciamento de Identidades (Gerid), módulo GID, conforme tutoriais do sistema.

O funcionário deverá cadastrar sua senha de acesso através do endereço https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/ , clicando no link Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email de confirmação.

Caso prefira, o acesso do funcionário da Serventia poderá ser realizado por certificado digital, padrão A3. Nesse caso, a senha será a do certificado.

Após ser efetuado o cadastramento do funcionário, o titular ou substituto da Serventia deverá acessar o Gerenciamento de Permissões e Acessos (GPA), em http://geridinss.dataprev.gov.br/gpa, para indicar quais permissões o funcionário terá no Sirc.

No tópico Cadastro de Novo Usuário do Guia do Sirc para os Cartórios, há o detalhamento das telas e procedimentos a serem adotados, incluindo as telas a serem acessadas.


IV – Validade e Prorrogação dos Acessos

A validade do acesso dos usuários é de, no máximo, 2 anos, conforme definido pela área de tecnologia do INSS e atribuído à gestão de acesso do titular ou substituto da Serventia.

A prorrogação do prazo para titular e substituto deverá ser solicitada à unidade de suporte no INSS. Veja contatos no INSS no item I – Titular da Serventia, acima.

No caso de funcionário da Serventia, a prorrogação será concedida pelo próprio titular ou substituto no Gerenciamento de Permissões e Acessos (GPA), em http://geridinss.dataprev.gov.br/gpa.


V – Renovação de Senha de Acesso

A validade da senha de acesso (utilizada com o CPF) é de até 180 dias.

Para renovar a senha de acesso, acesse https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/.

Caso tenha esquecido da senha é possível gerar uma nova senha provisória (token) a ser enviada ao e-mail cadastrado em “Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email particular.”. O “Email Corporativo” é o e-mail de acesso, cadastrado para o usuário e o “Email Particular” é por padrão o mesmo e-mail de acesso, mas pode ser um outro e-mail diferente se cadastrado junto à Dataprev. Em caso de erro ao tentar repetir o e-mail particular com o e-mail corporativo (de acesso) solicite suporte à unidade do INSS para indicar se há e qual é o e-mail particular do usuário. Veja as unidades de suporte no item I – Titular da Serventia, acima.


VI – Troca de Titular

Havendo troca de titularidade da Serventia, os dados do novo titular deverão ser informados no sistema Justiça Aberta, do CNJ.

Com o cadastro do titular atualizado no sistema Justiça Aberta, a mudança deverá ser comunicada à gerência do INSS para ativação do acesso e envio de senha por e-mail.

Para identificar a Gerência Executiva escolha a Superintendência da região correspondente no item I – Titular da Serventia, acima.

Após ativado o acesso do novo titular, recomenda-se que consulte os usuários ativos, vinculados à sua Serventia, procedendo as atualizações necessárias, se for o caso.

A consulta deve ser feita pelo Gerenciamento de Identidades (GID), em http://geridinss.dataprev.gov.br/gid.

Os ajustes necessários (inclusões, alterações, ativações, inativações, exclusões) de usuários diferentes do titular e substituto da Serventia no Sirc deverão ser solicitado pelo próprio titular ou substituto da Serventia através de suporte à Dataprev indicando os usuários e ações necessárias.

O suporte do INSS poderá auxiliar o titular ou substituto na gestão dos usuários vinculadas à Serventia. Encontre a unidade de suporte do INSS no item I – Titular da Serventia, acima.