Como acessar
I – Titular da Serventia
As informações cadastrais de titulares das Serventias Extrajudiciais com atribuição de registro civil de pessoas naturais (cartório) são obtidas a partir do sistema Justiça Aberta, que é gerido pelo Conselho Nacional de Justiça — CNJ. É imprescindível, para a concessão e manutenção do acesso, que essas informações estejam sempre atualizadas.
Para orientações sobre a atualização do endereço de correio eletrônico (e-mail) do titular no sistema Justiça Aberta, clique aqui.
As informações do sistema Justiça Aberta para o Sirc são sincronizadas diariamente.
Para cadastrar sua senha, o titular da Serventia deverá acessar o endereço eletrônico https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/ e clicar no link “Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email particular”.
Em seguida, preencher os campos “Email Corporativo” e “Email Particular”, ambos com o endereço de e-mail cadastrado pelo Titular no Justiça Aberta, e clicar em “Confirmar Envio de Token”. Será enviado um e-mail automático para esse endereço com as orientações para a redefinição da senha.
Caso prefira, o acesso do titular poderá ser realizado por certificado digital (padrão A3). Ao utilizar o certificado digital para acessar o sistema, a senha será a do certificado.
Escolha a Superintendência Regional do INSS da região onde se localiza a Serventia para localizar a GEX que lhe presta suporte ao Sirc:
- AC, AP, AM, PA, RO, RR, TO; DF, GO, MT e MS – Norte/Centro-Oeste (SRNCO)
- AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE – Nordeste (SRNE)
- ES e MG – Sudeste II (SRSE-II)
- PR, SC e RS – Sul (SRSUL)
- RJ – Sudeste III (SRSE-III)
- SP – Sudeste I (SRSE-I)
As etapas para obter o acesso de titular de Serventia ao Sirc é representada pelo seguinte fluxo:

II – Substituto da Serventia
As informações cadastrais de substitutos das Serventias são obtidas a partir do sistema Justiça Aberta, que é gerido pelo CNJ. Por isso, é muito importante manter essas informações atualizadas.
As informações do Justiça Aberta são sincronizadas diariamente no Sirc.
O e-mail do substituto deverá ser atualizado pelo titular da Serventia, através de solicitação ao suporte da Dataprev, para viabilizar a ativação e o envio da senha de acesso.
Caso prefira, o acesso do substituto poderá ser realizado por certificado digital (padrão A3). Ao utilizar o certificado digital para acessar o sistema, a senha será a do certificado.
III – Funcionários da Serventia
O titular ou o substituto da Serventia poderá cadastrar os funcionários para uso do Sirc.
O cadastro de funcionário no Sirc deverá ser solicitado pelo titular ou substituto da Serventia através de solicitação ao suporte da Dataprev indicando “Unidade” (CNS), “CPF”, “Nome Completo” e “E-mail” e, opcionalmente, “Telefone” e “Celular” (com DDD).
O funcionário receberá uma senha de acesso no e-mail cadastrado.
Caso prefira, o acesso do funcionário da Serventia poderá ser realizado por certificado digital (padrão A3). Ao utilizar o certificado digital para acessar o sistema, a senha será a do certificado.
Após ser efetuado o cadastramento do funcionário, o titular ou substituto da Serventia deverão acessar o Gerenciamento de Permissões e Acessos – GPA, em http://geridinss.dataprev.gov.br/gpa, para indicar quais permissões o funcionário terá no Sirc.
No tópico “Cadastro de Novo Usuário” do Guia do Sirc para os Cartórios, há o detalhamento das telas e procedimentos a serem adotados, incluindo as telas a serem acessadas.
IV – Validade e Prorrogação dos Acessos
A validade do acesso dos usuários é de, no máximo, 2 anos, conforme definido pela área de tecnologia do INSS e atribuído à gestão de acesso do titular ou substituto da Serventia.
A prorrogação do prazo para titular e substituto deverá ser solicitada à unidade de suporte no INSS. Veja contatos no INSS no item “I – Titular da Serventia“, acima
No caso de funcionário da Serventia, a prorrogação será concedida pelo próprio titular ou substituto no Gerenciamento de Permissões e Acessos – GPA, em http://geridinss.dataprev.gov.br/gpa.
V – Renovação de Senha de Acesso
A validade da senha de acesso (utilizada com o CPF) é de até 180 dias.
Para renovar a senha de acesso, acesse https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha.
Caso tenha esquecido da senha é possível gerar uma nova senha provisória (token) a ser enviada ao e-mail cadastrado em https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/?action=form-sendToken. O “Email Corporativo” é o e-mail de acesso, cadastrado para o usuário e o “Email Particular” é por padrão o mesmo e-mail de acesso, mas pode ser um outro e-mail diferente se cadastrado junto à Dataprev. Em caso de erro ao tentar repetir o e-mail particular com o e-mail corporativo (de acesso) solicite suporte à unidade do INSS para indicar se há e qual é o e-mail particular do usuário. Veja as unidades de suporte no item “I – Titular da Serventia“, acima.
VI – Troca de Titular
Havendo troca de titularidade da Serentia, os dados do novo titular deverão ser informados no sistema Justiça Aberta, do CNJ.
Com o cadastro do titular atualizado no sistema Justiça Aberta, a mudança deverá ser comunicada à gerência do INSS para ativação do acesso e envio de senha por e-mail.
Para identificar a Gerência Executiva escolha a Superintendência da região correspondente no item “I – Titular da Serventia“, acima.
Após ativado o acesso do novo titular, recomenda-se que consulte os usuários ativos, vinculados à sua Serventia, procedendo as atualizações necessárias, se for o caso.
A consulta deve ser feita pelo Gerenciamento de Identidades – GID, em http://geridinss.dataprev.gov.br/gid.
Os ajustes necessários (inclusões, alterações, ativações, inativações, exclusões) de usuários diferentes do titular e substituto da Serventia no Sirc deverão ser solicitado pelo prórprio titular ou substituto da Serventia através de suporte à Dataprev indicando os usuários e ações necessárias.
O suporte do INSS poderá auxiliar o titular ou substituto na gestão dos usuários vinculadas à Serventia. Encontre a unidade de suporte do INSS no item “I – Titular da Serventia“, acima