Comunicado SIRC 07/2022
Publicado em 3 de novembro de 2022 e atualizado em 1 de dezembro de 2022em Comunicados
Assunto: Substituição de sistema de suporte na Dataprev
Prezados(as) Titulares de Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais,
.1. Servimo-nos do presente para dar conhecimento sobre a alteração de sistema que concede suporte na Dataprev em substituição ao SDM. O canal de suporte será realizado por meio do sistema PRONTO no endereço eletrônico https://pronto.dataprev.gov.br/pronto . O suporte prestado pela Dataprev se refere à casos de indisponibilidade, inoperância ou instabilidade do sistema SIRC.
2. Todos os(as) Titulares dos cartórios possuem acesso ao PRONTO, não necessitando cadastramento prévio. Para realizar o login de acesso, a senha será a mesma de acesso ao SIRC (GERID).
3. Segue em anexo, o Manual sobre o sistema PRONTO para o caso de necessidade de cadastramento de suporte perante a Dataprev.
4. Caso tenha esquecido a senha, poderá ser solicitada por meio do endereço eletrônico: https://correio.dataprev.gov.br/troca-senha/
a. Basta clicar em: Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email particular
b. Reforçamos atentar-se sobre as regras para redefinir senha apresentadas na tela tais como: mínimo de caracteres especiais, os caracteres permitidos e os proibidos, etc.
c. Caso queira cadastrar um e-mail particular e não saiba a senha, o registro do suporte pode ser efetuado pelo acesso por meio de certificado digital no PRONTO.
5. Dúvidas quanto à operacionalização, pendências e acessos do SIRC devem ser dirimidas junto às Gerências Executivas do INSS de abrangência da serventia, caso não seja possível poderá ser consultado o Guia de Orientações aos Cartórios sobre o Sistema SIRC (Guia de orientações às serventias sobre o SIRC) ou os vídeos do Seminário disponibilizados na página do SIRC.
Atenciosamente,
Equipe INSS
Brasília, 03 de novembro de 2022.