Comunicado Sirc nº 02/2024

Publicado em 15 de maio de 2024

em Comunicados

Assunto: Manutenção Programada do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil — Sirc

Prezados(as) Titulares de Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais,

  1. Servimo-nos do presente para lhes dar conhecimento sobre o serviço de manutenção programada nos servidores que hospedam o banco de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – Sirc.

  2. O serviço está previsto para ocorrer no intervalo das 19h do dia 17/05/2024 até as 14h do dia 18/05/2024, período em que o sistema ficará indisponível.

  3. Dessa forma, sugere-se que os Cartórios se programem para enviar as informações ao Sirc, nesse dia, antes do horário de início da manutenção.

  4. Esclarecemos que 17/05/2024 não será considerado como dia útil no cálculo do prazo de envio para todos os registros civis (nascimentos, casamentos, óbitos, natimortos). Registros lavrados nesse dia poderão ser enviados até 20/05/2024, sendo assim considerados regulares quanto ao prazo de envio.

  5. Reforçamos que o canal de suporte da Dataprev é o sistema PRONTO (https://pronto.dataprev.gov.br/pronto/), para os casos de indisponibilidade, inoperância ou instabilidade do sistema Sirc.

5.1. Todos os titulares dos Cartórios possuem acesso ao PRONTO, não sendo necessário cadastramento prévio. O login é realizado com a mesma senha de acesso do Sirc (Gerid).

5.2. O Manual sobre o sistema PRONTO pode ser consultado no site do Sirc, em https://sirc.gov.br/guias/guias-e-tutoriais-complementares-sirc/outros-guias/registro-de-suporte-pelos-cartorios/ .

5.3. Em caso de esquecimento, a senha poderá ser redefinida através do endereço eletrônico https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/?action=form-change-password .

      1. Clicar no link “Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do e-mail de confirmação”, e informar o e-mail corporativo (e-mail do cartório).

      2. Atentar às regras para redefinição da senha apresentadas na tela, tais como mínimo de caracteres especiais, caracteres permitidos e proibidos, etc.

      3. O acesso ao PRONTO pode ser realizado através do certificado digital, caso ainda não possua a senha inicial.

6. Dúvidas quanto à operacionalização, pendências e acessos do Sirc devem ser dirimidas junto às Gerências Executivas do INSS de abrangência da serventia. Caso não seja possível, poderão ser consultados o Guia de Orientação às Serventias sobre o Sirc ou os vídeos do Seminário disponibilizados na página do Sirc.



Brasília, 15 de maio de 2024.

Dataprev