Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Cartórios

Apresentação do Sistema

O Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) é uma base de governo que tem por finalidade captar, processar, arquivar e disponibilizar dados relativos a registros de nascimento, casamento, óbito e natimorto produzidos pelas Serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais. Com o Sirc, essas atividades passaram a ser realizadas com o apoio de uma plataforma digital, em um fluxo que conecta os cartórios aos ambientes de governo eletrônico do Estado brasileiro.

Além de contribuir para a erradicação do sub-registro no país, ampliando o exercício pleno da cidadania, o Sirc permite a promoção de melhorias na prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso a direitos e benefícios sociais. Os dados produzidos pelo Sistema servem como base para a elaboração e planejamento de políticas públicas.

Com a gestão integrada e com segurança da base formada pelas informações enviadas pelos cartórios, é possível qualificar outras bases de dados governamentais, subsidiar políticas públicas e ajudar a coibir fraudes na concessão de benefícios e crimes como falsificação de documentos.

O Sirc, ao promover o aperfeiçoamento da troca de dados entre as Serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais e o Poder Público, possibilita a interoperabilidade entre os sistemas dos Cartórios e diversos cadastros governamentais, padroniza os procedimentos para envio de dados pelas Serventias ao Poder Executivo Federal e fomenta a realização de estudos e pesquisas voltadas ao aprimoramento desta atividade.