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Guia Sirc - Cartórios

Disposições Gerais e Pontos de Atenção

  • A matrícula é chave única do registro e não pode ser alterada. Caso haja erro em algum campo da matrícula, o registro correspondente deverá ser excluído e incluído novamente com a matrícula correta; 

  • É importante observar cuidadosamente o acervo que está sendo incluído. O acervo diferente do 01 deve ser utilizado apenas em casos específicos, como quando o cartório guarda livros de outro cartório ou em situações excepcionais, mediante autorização expressa da Corregedoria de Justiça respectiva. Além disso, deve-se prestar atenção especial aos livros 4 e 5, sendo o livro 5 destinado a registros de natimortos, e aos livros 2 e 3, que são relativos ao casamento civil e ao casamento com efeito religioso, respectivamente.

  • Deve ser utilizada acentuação, caso exista, para preencher os campos de texto ao inserir ou alterar as informações do registro civil; 

  • Os campos marcados em vermelho são de preenchimento obrigatório; 

  • Algumas informações, embora obrigatórias, podem ser deixadas em branco se forem verdadeiramente desconhecidas. Após a digitação dos dados, será solicitada uma “Confirmação” sobre a ausência das informações não fornecidas. Se confirmada, os campos em branco serão preenchidos automaticamente com a expressão “Ignorado”; 

  • Quando o cursor do mouse estiver posicionado sobre um campo a ser preenchido, uma legenda poderá ser exibida, fornecendo uma breve descrição do que deve ser inserido naquele campo;

  • Nas caixas de seleção (campos que exibem uma seta para baixo), os dados devem ser selecionados a partir de uma lista disponível. Basta clicar na opção desejada para que o campo seja preenchido automaticamente com essa escolha; 

  • Campos de data possuem um ícone de calendário ao lado que, ao ser clicado, permite selecionar a data correspondente; 

  • Após preencher as informações nos campos da área de “Pesquisa de Registro Civil”, clique no botão “Buscar” para obter o resultado desejado; 

  • Os relatórios gerados trazem a data e hora da emissão, o nome do município, endereço e nome da serventia. 

 
  • Quanto aos botões principais: 

Botão Voltar: retorna à tela anterior; 

Botão Confirmar: é possível prosseguir com o preenchimento; 

Botão Limpar: os campos digitados nas telas de pesquisa são apagados; 

Botão Buscar: localiza algum dado especificado.