A matrícula é chave única do registro e não pode ser alterada. Caso haja erro em algum campo da matrícula, o registro correspondente deverá ser excluído e incluído novamente com a matrícula correta;
Deve ser bem observado o acervo que se está incluindo. O acervo diferente do 01 é utilizado apenas nos casos de acervo que o cartório está guardando os livros de um outro cartório ou em situações excepcionais, como é o caso de autorização expressa do respectivo Tribunal de Justiça. Atentar-se ainda quanto aos livros 4 e 5, pois este último se trata de natimorto;
Utilize letras maiúsculas e acentuação, caso exista, para preencher os campos de texto;
Os campos marcados em vermelho são de preenchimento obrigatório;
Algumas informações, apesar de serem obrigatórias, poderão ser deixadas em branco, se realmente forem desconhecidas. Após a conclusão da digitação dos dados será solicitada a “Confirmação” sobre a ausência dos dados não informados. Se houver a confirmação, os campos em branco serão preenchidos com a expressão “ignorado”;
Ao posicionar o cursor no campo a ser preenchido, será disponibilizada legenda com a informação sucinta do que deve ser preenchido no campo;
Os campos que apresentam uma seta voltada para baixo (caixa de seleção) exigem que os dados sejam selecionados a partir de uma lista. Clicar na opção escolhida para que o campo seja preenchido automaticamente;
Os campos que possuem ao lado a figura do calendário, quando esta for clicada, disponibilizará um calendário para selecionar a data correspondente;
Após o preenchimento das informações nos campos constantes da área de “Pesquisa de Registro Civil”, clicar no botão “Buscar” para obter o resultado;
Os relatórios gerados trazem a data e hora da emissão, o nome do município, endereço e nome da serventia.
Quanto aos botões principais:
Clicar no botão “Voltar”: retorno à tela anterior;
Clicar no botão “Confirmar”: prosseguimento ao preenchimento;
Clicar no botão “Limpar”: apagar os campos digitados nas telas de pesquisa;
Clicar no botão “Buscar”: localiza algum dado especificado.
» Impressos de Segurança:
Funcionalidade retirada a partir da versão 6.4.0, de 27/06/2017, em razão da não obrigatoriedade de prestação dessa informação.
Permitia a manutenção dos dados de impresso de segurança de nascimento, casamento e óbito, bem como consulta e emissão de relatório. Também disponibilizava um relatório de impressos de segurança por tipo de registro civil, nascimento, casamento ou óbito, em quadros por situações (sem Impressos de Segurança, com Impressos de Segurança inutilizados, com Impressos de Segurança pendentes de liberação pela serventia, com Impressos de Segurança informados em duplicidade).