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Guia Sirc - Cartórios

Histórico de Atualização de Registros Civis

Funcionalidade que permite à serventia consultar o histórico de inclusões, alterações e exclusões de seus registros no SIRC.

Na tela acima, o quadro “Histórico de Atualizações de Registros Civis” permite ao usuário informar parâmetros para consulta ao(s) registro(s) desejado(s):

  • Intervalo de Datas da Operação: Digite as datas inicial e final da operação (alteração, exclusão ou inserção) sem barras ou clique no calendário à direita do quadro de entrada e selecione as datas desejadas;

  • Intervalo de Datas do Registro: Digite as datas inicial e final de lavratura do registro sem barras ou clique no calendário à direita do quadro de entrada e selecione as datas desejadas;

  • Tipo de Registro: Escolher entre Nascimento, Casamento ou Óbito (dado obrigatório);

  • Tipo de Operação: Escolher entre Alteração, Exclusão ou Inserção;

  • Nome: Digitar o nome do registrado a ser pesquisado. A busca pode ser realizada por aproximação, selecionado o ícone correspondente;

  • Responsável pela Versão: informe o CPF do responsável pela inserção, alteração ou exclusão da versão do registro que se pretende consultar;

  • Matrícula do Registro: Informar o Acervo, Ano, Tipo de Livro, Número de Livro, Número de Folha, Número de Termo e/ou DV ou qualquer dos campos;

  • Intervalo de Termos: Informar termos inicial e final desejados;

  • Captação: On-line ou Arquivo/Webservice. Referente à versão de inserção do registro;

  • Listar Versões Repetidas: Selecionar esta opção para que no resultado da busca sejam apresentados inclusive as versões repetidas, ou seja, versões salvas que não possuem alteração em relação à versão anterior.

  • Tipo de Origem: Serventia, CER, GEX ou Direção Central. Referente à versão de inserção do registro;

  • Última Versão: lista somente a última versão do registro, ou seja, a atual. Ainda que exista versões anteriores;

  • Busca por aproximação: quando selecionada a opção “busca por aproximação”, o sistema retornará todos os resultados que tenham similaridade fonética com o que foi digitado, desconsiderando, também, espaços em excesso, caracteres especiais e preposições, além de letras diferentes que possuam o mesmo som, p. ex., Souza/Sousa, Andreia/Andréa, Mattos/Matos, etc.

Atenção!

A partir da versão do SIRC Web que entrou em produção em 27/09/2019, o sistema não mais permite que o usuário salve versões sem realizar algum tipo de alteração no registro.

Clique em “Buscar” para realizar a consulta.

Clique em “Voltar” para retornar à tela inicial do sistema.

Como resultado da busca, o sistema retorna uma tabela contendo os seguintes dados dos registros localizados: Matrícula, Tipo de Operação (inserção, alteração ou exclusão), Data da Operação, Data de Inserção, Data de Registro e se a versão está Repetida.

No exemplo acima, o usuário buscou por todas as versões do termo 123700. Conforme retorno do sistema, verifica-se que o registro possui o seguinte histórico:

  • Em 13/05/2020 às 12:29:28, o registro foi inserido;

  • Em 15/05/2020 às 18:20:20, o registro foi alterado;

  • Em 28/08/2020 às 10:22:49, o registro foi alterado novamente;

  • Em 28/08/2020 às 10:22:50, o registro foi excluído;

É possível detalhar cada ação listada, clicando-se no ícone “Detalhar” na última coluna da tabela apresentada. A nova tela apresentada, “Detalhamento da Operação”, apresenta os quadros “Identificação do Registro”, “Dados da Inserção”, “Dados da Versão Selecionada” e, ao final da tela, botão de consulta personalizado para cada tipo de operação, sendo botão “Consulta Versão Inserida” para inserções, botão “Consulta Alteração Realizada” para Alterações e botão “Consulta Versão Excluída” para Exclusões.

Atenção!

A funcionalidade “Histórico de Alteração de Registros Civis” é particularmente útil para se verificar quais alterações foram realizadas em um registro, a fim de se compreender determinadas ocorrências, principalmente as exclusões.