Para o cadastro de um novo usuário, o Titular (ou seu Substituto) deve, inicialmente, acessar o Gerenciamento de Identidades (GID), através do seguinte endereço:
Ao acessar o GID, é apresentada a tela a seguir:
Note que são disponibilizadas somente duas opções: “Autenticar” e “Alterar Senha”. O Usuário Externo (Usuário da Serventia) deve clicar sobre Autenticar.
Existem duas formas de autenticação: CPF e senha ou via Certificado Digital.
Na tela de autenticação central, os campos devem ser preenchidos, com os seguintes dados:
Os acessos aos sistemas do INSS e Sirc, integrados ao Gerid, possuem mecanismo de autenticação (Captcha), realizado por meio de letras e números, que é o mecanismo que testa os acessos e reforça a segurança.
Dessa forma, após inserir CPF e senha, digitar os caracteres e/ou números apresentados, e clicar em “Entrar” para acessar o sistema.
A primeira etapa da autenticação no sistema é formada pelo Identificador e Senha da conta do usuário no Gerid e pela autenticação no Captcha, conforme ilustrado acima. A segunda etapa consiste em consultar o aplicativo “Google Authenticator” para que se verifique o código numérico de 6 dígitos, que deverá ser preenchido no campo correspondente. Esse código numérico se renova aleatoriamente a cada 30 segundos.
Para a obter o código numérico de 6 dígitos, o usuário deve instalar o Aplicativo do “Google Authenticator” em seu celular seguindo as orientações do Guia para Utilização de Duplo Fator de Autenticação no Gerid.
Na tela inicial, acessar o Menu “Cadastro”, opção “Usuários Externos”:
Em seguida, clicar em “Novo Usuário”:
O Sistema, então, solicita o preenchimento dos seguintes dados:
Após o preenchimento de todos os campos, clicar em “Confirmar”.
O sistema exibe mensagem de sucesso na inserção do usuário e informa que uma senha temporária foi enviada para o e-mail do usuário:
Note que o usuário é inicialmente inserido com “Situação de Acesso” Inativo.
Para permitir que o usuário acesse o sistema, é necessário alterar a situação para Ativo. Selecione o usuário, clicando no círculo à esquerda, e clique no botão “Alterar Situação”:
Na próxima tela, na opção “Atualizar situação de acesso do usuário para”, escolha “Ativo”;
Em “Motivo”, escreva a justificativa para ativação deste usuário.
Clique em “Confirmar”.
O Sistema retorna a mensagem “Alterada a situação do usuário com sucesso” e a Situação de Acesso é alterada para Ativo.
Com isso, o usuário está inserido e ativo. Entretanto, ainda necessita que lhe seja atribuída uma Permissão de Acesso para conseguir realizar qualquer ação no sistema, conforme seção Permissão de Novo Usuário.