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Guia Sirc - Cartórios

Cadastro de Novo Usuário

Atenção!

Por motivos de segurança, o cadastro de novos usuários no GID encontra-se temporariamente desativado.
Até que o acesso seja restabelecido, as orientações desta página podem ser desconsideradas, devendo o cadastro de novos usuários ser solicitado através do sistema de suporte da Dataprev, Pronto!.
Após a conclusão do cadastro pela Dataprev, a Serventia deverá proceder com a configuração das autorizações de acesso no GPA para o novo usuário.

***** Obs.: Este quadro foi oculto na aba Advanced das configurações, opção Display Mode *****

Para o cadastro de um novo usuário, o Titular (ou seu Substituto) deve, inicialmente, acessar o Gerenciamento de Identidades (GID), através do seguinte endereço:

Ao acessar o GID, é apresentada a tela a seguir:

Note que são disponibilizadas somente duas opções: “Autenticar” e “Alterar Senha”. O Usuário Externo (Usuário da Serventia) deve clicar sobre Autenticar.

Existem duas formas de autenticação: CPF e senha ou via Certificado Digital.

Na tela de autenticação central, os campos devem ser preenchidos, com os seguintes dados:

  • CPF: é o identificador usado por quem acessa os sistemas autenticados e controlados pelo Gerenciamento de Identidades – Gerid, assim, cada usuário é identificado de forma única e inequívoca dentro do sistema;

  • Senha: sequência alfanumérica de uso pessoal e exclusivo criada pelo usuário;

  • Certificado digital: é possível a autenticação com utilização de certificação digital.
    O certificado deve ser do tipo A3 que atenda aos requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Os acessos aos sistemas do INSS e Sirc, integrados ao Gerid, possuem mecanismo de autenticação (Captcha), realizado por meio de letras e números, que é o mecanismo que testa os acessos e reforça a segurança.

Dessa forma, após inserir CPF e senha, digitar os caracteres e/ou números apresentados, e clicar em “Entrar” para acessar o sistema.

A primeira etapa da autenticação no sistema é formada pelo Identificador e Senha da conta do usuário no Gerid e pela autenticação no Captcha, conforme ilustrado acima. A segunda etapa consiste em consultar o aplicativo “Google Authenticator” para que se verifique o código numérico de 6 dígitos, que deverá ser preenchido no campo correspondente. Esse código numérico se renova aleatoriamente a cada 30 segundos.

Para a obter o código numérico de 6 dígitos, o usuário deve instalar o Aplicativo do “Google Authenticator” em seu celular seguindo as orientações do Guia para Utilização de Duplo Fator de Autenticação no Gerid.

Na tela inicial, acessar o Menu “Cadastro”, opção “Usuários Externos”:

Em seguida, clicar em “Novo Usuário”:

O Sistema, então, solicita o preenchimento dos seguintes dados:

  • CPF: preencher com o CPF do usuário;

  • Nome Completo: preencher com o nome completo do usuário;

  • E-mail: informar um e-mail válido de titularidade do usuário (no qual o usuário receberá a senha provisória);

  • Confirmar e-mail: redigitar o e-mail anteriormente informado;

  • Telefone/Celular: campos opcionais.

Após o preenchimento de todos os campos, clicar em “Confirmar”.

O sistema exibe mensagem de sucesso na inserção do usuário e informa que uma senha temporária foi enviada para o e-mail do usuário:

Note que o usuário é inicialmente inserido com “Situação de Acesso” Inativo.

Para permitir que o usuário acesse o sistema, é necessário alterar a situação para Ativo. Selecione o usuário, clicando no círculo à esquerda, e clique no botão “Alterar Situação”:

Na próxima tela, na opção “Atualizar situação de acesso do usuário para”, escolha “Ativo”;

Em “Motivo”, escreva a justificativa para ativação deste usuário.

Clique em “Confirmar”.

O Sistema retorna a mensagem “Alterada a situação do usuário com sucesso” e a Situação de Acesso é alterada para Ativo.

Com isso, o usuário está inserido e ativo. Entretanto, ainda necessita que lhe seja atribuída uma Permissão de Acesso para conseguir realizar qualquer ação no sistema, conforme seção Permissão de Novo Usuário.