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Guia Sirc - Cartórios

Manutenção de Usuários

Tanto no sistema Gerenciamento de Identidades (GID) quanto no sistema Gestão de Permissão de Acesso (GPA) o Titular ou Substituto da Serventia devem realizar a manutenção dos usuários de sua serventia através dos demais botões disponíveis. Seguem alguns exemplos de alterações que podem ser realizadas:

a) Manutenção de usuários no GID:

Permite alterações na situação de inserção e situação de atividade do usuário.

  • Alterar a “Situação de Acesso” do Usuário entre Ativo e Inativo (Botão “Alterar Situação”) – útil para bloquear temporariamente o acesso do usuário durante férias e afastamentos;

  • Alteração de CPF, nome, e-mail e telefones de contato de usuário (Botão “Alterar Usuário”);

  • Exclusão de usuário (Botão “Excluir Usuário”);

  • Extração de Relatórios.

b) Manutenção de usuários no GPA:

Permite alterações na situação de permissão de acesso do usuário.

  • Atribuir perfil de Acesso ou Gestão a outros usuários (menu “Atribuições”, itens Autorizações de Acesso e Atribuir Gestões, respectivamente);

  • Atribuir Substituto (menu “Atribuições / Atribuir Substituto”);

  • Alterar a data de validade do acesso, os dias da semana em que pode acessar, bem como o horário permitido para acesso;

  • Excluir o Papel de acesso de um usuário.

Troca ou Redefinição de Senha

O Usuário Externo tem a possibilidade de alterar sua própria senha de acesso caso expirada, ou mesmo por questão de segurança, através do seguinte endereço:

Para realizar a troca da senha, basta preencher os campos solicitados (Email Corporativo, Senha atual, Senha nova e Confirme a senha nova), resolver o Captcha, marcando a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Confirmar Alteração de Senha”.

Para recuperar a senha, caso não a possua ou a tenha esquecido, basta clicar no link “Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email particular.” 

Na tela seguinte, preencher os campos “Email Corporativo” e “Email Particular”, ambos com o endereço de e-mail cadastrado pelo Titular no Justiça Aberta, e clicar em “Confirmar Envio de Token”. Será enviado um e-mail automático para esse endereço, válido por 30 minutos, com as orientações para a redefinição da senha.

Atenção!

A opção “Confirmar Envio de Token” disponibilizada no Troca Senha não altera a senha de Certificado Digital.