Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Servidores #RESTRITO#

Este Guia

Este guia pretende ser um ponto de apoio para os servidores do INSS, com o principal foco nos servidores dos Setores de Administração de Informações do Segurado — SAIS — nas Gerências Executivas, já que são o principal ponto de contato com os Cartórios de Registro Civil. 

Por ser um sistema em constante evolução, sempre disponibilizando novos recursos e funcionalidades, a atualização deste Guia será, na medida da capacidade das equipes, dinâmica, perseguindo sempre o objetivo de apresentar ao servidor as informações mais recentes. 

Considerando essa característica, e considerando que o Guia é direcionado especificamente para questões com as quais os servidores desta Autarquia irão trabalhar, os tópicos básicos, operacionais e de uso comum entre cartórios e servidores serão apenas relacionados aqui, com a indicação dos respectivos links para o Guia do Sirc aos Cartórios do Portal Sirc,, sendo explicitadas neste Guia as diferenças de uso das funcionalidades, tanto conceituais quanto operacionais, quando houver.  

Atenção!

Este Guia inicia cada seção com uma imagem da tela correspondente à funcionalidade abordada, na visão do servidor do INSS com o papel USUARIOSIRC_GEX, que é atribuído aos SAIS. Ao longo de cada seção, serão apresentadas as diferenças de acesso ao módulo Sirc WEB na visão do usuário do cartório. Essa abordagem visa facilitar a compreensão do servidor do INSS sobre a finalidade de cada funcionalidade.

Cada seção deste guia começa com o quadro seguinte, informando se a funcionalidade é destinada a uso pelos cartórios, pelo INSS ou ambos, seguido de uma breve explicação sobre como cada parte pode utilizar a ferramenta, conforme o exemplo: 

Uso da Funcionalidade: Cartórios e INSS

Cartórios: Permite consultar e analisar pendências de CPFs Irregulares.

INSS: Permite gerenciar o atendimento das análises das pendências de CPFs irregulares pelos cartórios e remover CPFs da lista de pendências por solicitação do cartório, mediante motivo justificado.