Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Servidores #RESTRITO#

Regras Gerais para Inserção de Dados

O Sirc possui determinadas regras de validação para a inserção de dados, visando identificar ou impedir equívocos por parte dos usuários. 

Atenção!


A principal regra de inserção de dados do Sirc é: quando um dado é desconhecido, seu conteúdo deve ser deixado em branco 

Historicamente, era muito comum que os cartórios preenchessem os campos dos registros civis com palavras como “Desconhecido”, “Nome ignorado”, “Pai ignorado”, “Natimorto”. Com o avanço da informatização e das rotinas de automatização, tais dados passaram a dificultar a análise sistêmica dos dados, visto que um computador não é capaz de discernir que “Mãe do Falecido Desconhecida” provavelmente não é o real nome de um titular de um registro de óbito, mas “Maria da Silva de Souza” provavelmente é.

Assim, a regra de ouro para dados desconhecidos é deixá-los em branco, para que o sistema possa detectar tratar-se de um dado não conhecido, e atribuir-lhe, automaticamente, o status de ignorado. Evidentemente, não se deve preencher o campo com a palavra ignorado – pois o sistema a compreenderá como uma informação, um nome.

Atualmente, o Sirc dispõe de ferramentas de qualidade tanto para pesquisa e detecção de palavras suspeitas já inseridas em registros presentes no sistema (denominadas pelo sistema como Palavras Reservadas ou Nomes Especiais), quanto para alerta ao usuário do uso destas palavras durante a inserção de novos registros, tudo visando a qualificação da base de dados já existente e preservando a qualidade dos novos dados inseridos. O sistema conta, ainda, com uma checagem de prenomes em relação ao sexo que mais costuma estar associado, alertando ao usuário, por exemplo, no caso da inserção de um registro com o nome Maria da Silva, no qual o sexo informado tenha sido o Masculino. Ainda que o sistema permita a inserção, o usuário será alertado de tal fato – para que possa avaliar eventual equívoco.

Orientações mais detalhadas de como proceder para inserir Nomes, Profissões, Datas e Endereços no Sirc podem ser obtidas no Guia do Sirc aos Cartórios, em Regras para Inserção de Dados, no Site do Sirc na Internet.  As orientações ali presentes servem tanto para os usuários dos cartórios quanto para os usuários do INSS. Regras específicas para a inserção de nomes, prrofissões, datas e endereços podem ser consultadas naquele Guia diretamente através dos links que seguem: