Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Servidores #RESTRITO#

Histórico de Atualizações de Registros Civis

Funcionalidade que permite ao usuário consultar o histórico de inclusões, alterações e exclusões de um registro civil, mediante vasta opção de filtros disponíveis, por tipo de registro. Como resultado, o sistema apresenta ao usuário verificar todo o histórico de ações realizadas para determinado registro civil, como no exemplo da tela a seguir, em que o registro de óbito consultado foi inserido em 29/12/2015, sofreu alterações de dados em 08/01/20016 e em 07/02/2016, e foi excluído do sistema em 23/01/2024: 

Clicando no ícone da coluna Detalhar o usuário é direcionado à tela Detalhamento da Operação, na qual tem acesso à identificação do registro, dados de sua inserção, e os dados da versão selecionada, ou seja, os dados da operação de inserção, alteração ou exclusão realizada: quem realizou a operação, qual foi o motivo selecionado, eventual texto de justificativa digitado, origem da operação (Cartório, INSS, Central de Envio), e forma de captação (On-line ou Arquivo): 

O usuário pode ainda, a partir desta tela, consultar o registro e suas versões (no caso de inserções ou exclusões), e ainda quais foram os campos alterados, bem como conteúdos atuais e anteriores de cada campo (no caso de alterações), através do botão Consultar Versão Inserida/Alteração Realizada/Versão Excluía, conforme o caso, ao fim da Tela. O sistema o redireciona para a tela de Consulta ao Registro: 

Todas as orientações de como usuários do cartório devem proceder para utilizar esta funcionalidade, aplicáveis também aos usuários do INSS, encontram-se detalhadas no Guia do Sirc aos Cartórios, em Funções de Serventia | Histórico de Atualizações de Registros Civis, no Site do Sirc na Internet. No entanto, há uma diferença significativa quanto ao uso que o usuário do INSS pode fazer desta funcionalidade: note que o único filtro obrigatório ao usuário do INSS é o tipo de registro, não sendo exigido nem mesmo seleção prévia de código CNS para seu acesso: 

Com isto, e dada a grande quantidade de filtros disponíveis, o usuário do INSS tem grande liberdade de realizar pesquisas diversas, não necessariamente restritas a um único cartório. São possíveis, portanto, pesquisas por GEX, ou por tipo de operação, ou ainda por tipo de origem do comando. É possível, por exemplo, consultar a lista de alterações que foram comandadas por uma Central de Envio de Registros, para todos os registros de uma GEX, para determinado intervalo de datas. 

Atenção!

Quanto mais amplos forem os critérios de filtragem aplicados, maior será o universo de dados a serem contabilizados pelo sistema e, consequentemente, mais capacidade de processamento será demandada, podendo inviabilizar a busca. Planeje com cuidado as pesquisas a serem realizadas para evitar sobrecarregar o sistema.

Evidentemente, o usuário do cartório somente pode pesquisar por registros de sua serventia. 

Nota: a partir da versão do Sirc Web que entrou em produção em 27/09/2019 o sistema passou a impedir que usuários salvem versões sem realizar algum tipo de alteração no registro.