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Guia Sirc - Servidores #RESTRITO#

Tela Inicial Sirc WEB

O Sirc Web é a modalidade de acesso direto ao Sirc, através de um navegador de internet. As funcionalidades e menus apresentados ao usuário são personalizados conforme o tipo de usuário (INSS, Cartórios, Corregedoria, Monitoramento, por exemplo), e, dentro de cada tipo, pelo papel atribuído pelo gestor de acesso (para os usuários de cartórios, por exemplo, há os papéis Executor, Intermediário, e Consulta, em ordem decrescente de permissão para utilização de determinadas funcionalidades). Todos os papéis e respectivas permissões para cada funcionalidade estão dispostos em Tabela de Permissões dos Usuários dos Cartórios e Tabelas de Permissões dos Usuários do INSS.

Ao usuário do INSS, a tela inicial é tal como apresentada acima. A seguir, detalha-se cada elemento da tela inicial na visão do servidor do INSS: 

(1) Dados do Servidor: Matrícula e Nome; 

(2) Unidade Orgânica: UO de vinculação do servidor informada no GPA pelo Gestor de Acessos do Sirc; 

(3) Papel: Papel do usuário interno, o qual determinará quais funcionalidades o usuário poderá acessar e quais ações poderá concluir conforme Tabelas de Permissões dos Usuários do INSS.; 

(4) Troca Rápida: Função de Troca Rápida de Serventia, permite ao usuário do INSS digitar o código CNS de uma serventia e, clicando em ok, selecioná-la, para usar o sistema na abrangência daquele cartório; 

(5) Serventia selecionada: Informa ao usuário do INSS qual é o atua cartório selecionado. Por padrão, ao logar no sistema, nenhuma pré-seleção é feita (o que equivale a Todas as Serventias estarem selecionadas). A maioria das funcionalidades exige do servidor do INSS a seleção de uma serventia; 

(6) Quadro de seleção de Serventia: Permite ao usuário do INSS a busca e seleção de uma Serventia por UF e Município. Útil quando não se sabe o código CNS, por exemplo. 

(7) Atalhos: Botões de atalho para as funcionalidades comumente mais acessadas pelo usuário do INSS: 

Note que a opção “Serventias da minha abrangência” vem pré-selecionada no quadro de seleção de Serventia, o que significa que um servidor de uma determinada GEX, por exemplo, ao utilizar os filtros de UF e Município, terá como retorno apenas os cartórios de sua Gerência Executiva, facilitando a busca. Caso deseje realizar a busca sem tal restrição, basta retirar a seleção. 

Por seu turno, a tela inicial na visão dos usuários dos cartórios possui as seguintes características: 

 (1) Dados do Funcionário do Cartório: CPF e Nome; 

(2) Papel: Papel do usuário do cartório, o qual determinará quais funcionalidades o usuário poderá acessar e concluir conforme Tabela de Permissões dos Usuários dos Cartórios; 

(3) Serventia: Informa ao usuário qual é o cartório que ele acessa. Na grande maioria dos casos, tem caráter meramente informativo, pois o funcionário acessa apenas seu cartório. A exceção ocorre quando uma pessoa tem a titularidade de mais de um cartório: neste caso, ao logar no sistema, haverá a opção de escolher em qual CNS deseja logar, e neste campo será apresentada a escolha feita; 

(4) Atalhos: Botões de atalho para as funcionalidades mais comumente acessadas pelos usuários dos cartórios: 

Atenção!


O Sirc WEB é a forma direta de acesso ao sistema por parte dos Cartórios, vale dizer, sem intermediação. Muitos Cartórios optam, no entanto, por utilizar programas que fazem a compilação dos dados inseridos durante o expediente, e transmitem tais dados à base do Sirc. É fundamental ter em mente que a responsabilidade pelo envio correto, completo e tempestivo dos dados é do Titular da serventia, seja qual a forma de transmissão de dados por ele escolhida. E que esta forma direta – acesso ao Sirc WEB, via navegador de internet –  é uma alternativa para saneamento imediato de eventuais pendências, a fim de evitar que as mesmas venham a se tornar irregularidades.