Guia passo a passo de abertura de chamado
Na intercorrência de qualquer situação que limite ou impeça o Cartório de realizar envios ao Sirc, deve-se providenciar a abertura de um chamado para a Dataprev através do sistema Pronto! Cliente:
Para o acesso ao sistema:
- Todos os titulares de cartórios possuem acesso ao sistema, sendo dispensado cadastramento prévio
- O login é realizado com a mesma senha de acesso do Sirc (senha Gerid)
- O acesso ao sistema pode ser realizado através do certificado digital, caso o usuário ainda não possua a senha inicial
Tendo acessado o sistema, para cadastrar a solicitação o usuário deverá acessar o Catálogo de Serviços, disponível no menu superior e escolher a categoria “SIRC CARTÓRIO”:
Escolher a categoria “SIRC CARTÓRIO” no menu lateral esquerdo:
Escolher a opção “SIRC – Sistema Nacional de Informações de Registro Civil”:
Preencher o formulário seguindo estas orientações:
- Os campos obrigatórios são marcados com um asterisco (*):
- Motivo/Módulo/Funcionalidade: escolher a opção da lista que mais se aproxime da natureza do problema ocorrido (reparar que pode haver mais opções além das que são exibidas ao abrir as lista, sendo necessário rolar a barra de rolagem, à direita)
- Descrição: Incluir relato detalhado da situação
- Motivo/Módulo/Funcionalidade: escolher a opção da lista que mais se aproxime da natureza do problema ocorrido (reparar que pode haver mais opções além das que são exibidas ao abrir as lista, sendo necessário rolar a barra de rolagem, à direita)
- O telefone é importante para possibilitar o contato da equipe de atendimento
- Clicar em “Adicionar Anexos” para enviar capturas das telas do erro ou de telas que ilustrem a situação relatada, podendo ser adicionados mais de um arquivo. As imagens deverão capturar a tela inteira do computador, e não somente a mensagem de erro, compreendendo a barra de endereços do navegador (onde consta o endereço eletrônico acessado) e o relógio do computador, exibindo data e hora da tentativa.
Obs.: Os anexos não são de envio obrigatório pelo sistema, mas é de extrema importância que sejam encaminhados para uma melhor compreensão do problema pelas equipes técnicas, facilitando uma rápida resolução, além de deixar registrada de forma clara a interrupção do sistema. - Clicar no botão “Enviar”
- Anotar o protocolo fornecido (no formato CS9999999) e informá-lo ao servidor responsável pelo Sirc na Gerência Executiva do INSS de abrangência do cartório
O acompanhamento do chamado pode ser feito através do menu superior “Solicitações > Ver Minhas Solicitações”.
Não sendo possível o cadastro, por qualquer razão, o servidor responsável pelo Sirc na Gerência Executiva do INSS poderá providenciá-lo a pedido do cartório.
Na hipótese de o chamado ser encerrado sem a devida solução do problema, é possível reabri-lo, rejeitando a solução:
Em caso de esquecimento, a senha de acesso poderá ser redefinida através destes passos:
- Acessar o endereço eletrônico https://acesso.dataprev.gov.br/clientes/
- Clicar no link “Esqueceu a senha, senha expirada ou primeiro acesso? Recupere sua senha através do email particular”
- Informar o e-mail corporativo (e-mail do cartório)